10 Mulheres brasileiras que são sinônimos de força e feminismo!

Chegou o dia da mulher e com ele diversas reflexões não é mesmo? A luta por igualdade, combate do abuso e preconceito e muitas outras lutas que as mulheres brasileiras enfrentam!

Nesta data trouxemos incríveis mulheres que lutaram e muito por seus direitos, seja no combate a violência, luta por igualdade na vida, no esporte, profissão e muito mais! Que sirvam de inspiração para você! <3

LEIA TAMBÉM: Quarto de casal: ideias inspiradoras!

1. Maria da Penha

Maria da Penha foi uma das mulheres brasileiras com história de luta mais impactantes dos últimos anos! Ela sofreu durante tempos agressões do seu marido, que chegou a uma tentativa de homicídio com tiros e ainda tentativa para eletrocutá-la. Após longos 19 anos de processo e muita luta pelos seus direitos o marido foi condenado a oito anos de prisão e permaneceu apenas dois anos preso.

Isso motivou uma jornada em busca de justiça e chegou até a Comissão Interamericana dos Direitos Humanos, que exigiu uma nova lei no Brasil! Foi assim que surgiu a Lei Maria da Penha.

Maria da Penha - simbolo de luta!

2. Marta

A brasileira Marta é considerada a melhor jogadora de futebol da história. Já ganhou cinco vezes o título de melhor jogadora do mundo e também é a maior artilheira da história das Copas do Mundo de futebol feminino.

Jogadora Marta, melhor jogadora da história!

Ah, se juntarem a contagem de gols entre o futebol masculino e feminino pela seleção brasileira ela fez mais gols que o Pelé, sendo a maior artilheira da história da seleção com 100 gols.

3. Elza Soares

Elza é daquelas mulheres brasileiras com muita garra e determinação! Aos 21 anos já havia velado dois filhos e também o primeiro marido e nessa época tinha cinco crianças para criar e não trabalhava fora. Foi ai que ela conseguiu desbravar o mundo artístico e se mostrou uma das maiores vozes do país!

Uma artista única que impressionou e ainda impressiona a todos! Foi considerada pela BBC de Londres como a cantora do milênio, em 2000.

Elza Soares simbolo de luta da mulher!

4. Celina Guimarães Viana

O combate a igualdade não é uma luta recente! Celina já lutava pelos seus direitos e pelos direitos das mulheres há muito tempo, em meados de 1930.

LEIA TAMBÉM: Truques para deixar a sua casa perfumada!

Ela foi a primeira eleitora do Brasil, conseguindo fazer um requerimento baseado em uma lei recém-promulgada no estado do Rio Grande do Norte, que dizia: “No Rio Grande do Norte, poderão votar e ser votados, sem distinção de sexo, todos cidadãos que reunirem as condições exigidas por lei”.

Celina Guimarães Viana primeira mulher a votar no Brasil!

Assim, em 5 de abril de 1928, Mossoró, ela se tornou a primeira das mulheres brasileiras a votar.

5. Maria Esther

A maior tenista brasileira de todos os tempos, com números impressionantes: 589 títulos, vencendo dezenove Grand Slam.

tenista brasileira Maria Esther

Nas quadras era símbolo de elegância no estilo de jogo e muita potência nos saques! Chegou a vencer uma partida em apenas 19 minutos.

6. Chiquinha Gonzaga

Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida por Chiquinha Gonzaga, foi uma das mulheres brasileiras de maior sucesso artístico da história!

Chiquinha Gonzaga, artista brasileira!

Compositora e autora de mais de duas mil músicas de diversos gêneros, foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, lutando também por direitos fundamentais como o fim da escravidão e fim da monarquia.

LEIA TAMBÉM: Conheça as tendências de cores para 2018!

7. Anita Garibaldi

Anita foi uma revolucionária que fez história do século XIX. Nasceu em Santa Catarina e casou-se com o guerrilheiro Giuseppe Garibaldi, com quem lutou na Revolução Farroupilha e também contra a invasão do exército austro-húngaro (na Itália).

Revolucionária Anita Garibaldi!

E mesmo com cinco filhos e até grávida nunca deixou de lado as batalhas!

8. Maria Lenk

Maria Lenk é inspiração para todas as mulheres brasileiras no mundo do esporte. Foi a primeira mulher sul-americana a competir nos Jogos Olímpicos, em Los Angeles em 1932.

Nadadora Maria Lenk

É também a primeira brasileira a conseguir estabelecer recorde mundial na natação e a única figurar o International Swimming Hall of Fame, na Flórida.

9. Lota de Macedo Soares

Lota é considerada uma das maiores e mais importantes arquitetas do Rio de Janeiro dos anos 60, mesmo não tendo cursado faculdade.

Lutou pelos seus direitos e nunca escondeu sua orientação sexual, viveu com seu grande amor, a icônica poetisa americana Elizabeth Bishop, dentre 1951 a 1965.

Arquiteta Lota de Macedo Soares

Um dos seus projetos mais ambiciosos foi o projeto do Parque do Flamengo, o maior aterro urbano do mundo!

10. Carmen Miranda

Um dos maiores ícones das mulheres brasileiras não nasceu aqui. Carmen na verdade é de Portugal e chegou ao Brasil com apenas um ano de idade! Então podemos falar que ela é brasileira né?!

A brasileira Carmen Miranda!

Foi a principal responsável por colocar o país em destaque no showbiz internacional e chegou a ser a mulher mais bem paga dos Estados Unidos.

Conseguiu alavancar o tropicalismo, que é considerado o mais importante movimento cultural da história do Brasil.

LEIA TAMBÉM: Acabe você mesmo com a sua parede sem graça!

Poderíamos passar o dia aqui listando mulheres brasileiras que nos inspiram e que tem grande importante para a história do nosso país!

O que achou das 10 mulheres brasileiras que colocamos no texto? Manda pra gente nos comentários e um feliz dia da mulher para todas! 😉

2018-03-08T08:19:39+00:00