Um cantinho da leitura para chamar de seu

A leitura é algo que nos traz um bem tão grande, que para quem adora ler, também adora ter um lugarzinho só para isso, um lugar cheio de livros, histórias, personalidade e principalmente um lugar em que possa relaxar e aproveitar a leitura. Para você que sonha com esse espaço, que tal dar uma olhadinha em nossas dicas para você montar o cantinho perfeito?! Vem com a gente! <3

 

Espaço calmo e confortável

Para que consigamos ter uma boa leitura, um lugar calmo e confortável faz toda a diferença. Por isso, opte por locais silenciosos para montar seu cantinho de leitura. Aqui, temos três opções de espaços ideais: o quarto, a sala de estar e a sala de leitura (biblioteca da casa).

  • Biblioteca – Sala de Leitura

Esse espaço torna-se reservado apenas para suas leituras, sem possíveis incômodos externos. Para montar este ambiente, dependerá do espaço disponível para ele.

Para espaços pequenos o ideal é ter apenas uma poltrona ou sofá pequeno e um criado-mudo/mesinha de apoio ao lado. Para guardar seus livros utilize prateleiras aéreas ou então uma mini estante, assim você terá uma boa área de circulação.

 

Para ambientes grandes: Aqui você pode ter um sofá mais alongado, poltronas diversas, pode colocar estantes para guardar seus livros, ou então fazer móveis planejados e ocupar todo o espaço desejado, ampliando o espaço para guardar o que você quiser. Aqui também pode ser inserido uma mesa de centro ou mesa de apoio ao lado do sofá/poltrona.

 

  • Quarto

Quando não há espaço reservado, você pode optar pelo seu próprio quarto para criar este cantinho. Dependendo do espaço, você pode colocar prateleiras ou estantes para os livros, e um puff ou poltrona para complementar o ambiente, ou então utilizar a própria cama como espaço para a leitura.

 

  • Sala

Outra opção para quando não se há espaço reservado para a biblioteca na casa, é integrá-la com a sala de estar. Ali, você consegue montar o seu cantinho apenas acrescentando uma estante para os livros e uma poltrona para relaxar. Aqui, a decoração tem de estar em harmonia em todo o ambiente, por isso procure analisar bem quais as peças que você irá inserir.

Confira: Hall de entrada moderno: aprenda a decorar

 

Decoração

Para ambientes pequenos: Para dar a sensação de amplitude, procure utilizar um ambiente off-white, ou seja, móveis e paredes brancas. O seu destaque aqui será a poltrona, e você pode escolher o formato e cor que mais combina com você! Outros itens decorativos também podem ser coloridos, darão um ar de alegria ao ambiente.

Se você quer assumir como característica a combinação “ambiente pequeno + charme” ou então decorar um ambiente maior, use e abuse de papéis de parede, móveis e poltronas coloridas. O interessante aqui é você escolher uma cor base: branco, creme, ou tons pastéis e criar uma paleta de cores com até 3 cores ou tons que combinem.

 

Para utilizar a cor base escura como o verde, preto ou cinza, lembre-se de utilizar apenas ela e combiná-la com cores mais leves como madeira, branco, tons pastéis, ou tom sobre tom.  Ou então combine a cor base com um tom de cor forte!

 

Para facilitar a escolha de sua paleta de cores, acompanhe abaixo os tipos de combinações. Se joga!

Leia também: Como montar varandas e sacadas estilizadas

Boa iluminação

A iluminação é essencial para termos um momento leve, sem dificuldades na leitura e deixa um clima agradável. Por isso, monte a tua biblioteca em um espaço bem claro da casa, se possível que seja próximo a janela para aproveitar ao máximo a iluminação natural. Também invista em iluminação artificial, você pode utilizar luminárias ou arandelas que, além de trazer charme a mais para a decoração do seu cantinho, também ajuda com a iluminação quando você for ler à noite.

 

Com essas dicas você terá um lugar fantástico para ler, relaxar e conectar-se com seus livros. Aprecie os momentos!

Fotos: Pinterest

2019-01-28T15:29:09+00:00