Estilo que veio para ficar: Conheça o estilo Industrial

Você já deve ter visto por aí muitos ambientes com essa nova tendência. Moderno, despojado e mistura de materiais: O Estilo Industrial veio para ficar!

Derivado dos lofts urbanos, o estilo industrial no design de interiores surgiu a partir da década de 50, como uma necessidade de transformar antigas fábricas situadas nos perímetros das cidades, em locais de trabalho e moradia, como alternativa para fugir dos altos preços dos imóveis. Explodindo na década de 70, em Nova Iorque, acabou ganhando notoriedade no cinema, que associa com frequência, os lofts de Nova York a um estilo de vida urbano, descolado e charmoso.

 

Originalmente, os espaços industriais eram bem amplos, quase sem paredes, grandes janelas, pé direito alto, biombos e divisórias de ferro e vidro, paredes de tijolos aparentes, escadas e mezaninos com estrutura metálica, mobiliário e objetos rústicos, de ferro, aço, cimento e madeira, elementos encontrados em fábricas, quadros pendurados nas paredes ou apenas apoiados no chão e instalações elétricas e hidráulicas à vista. Além disso, o preço do imóvel era superbaixo, e a reutilização de móveis era visível. Nessa época, era tudo uma questão de adaptação e economia.

Você já deve ter visto em algum filme antigo algo parecido, não é?!

Escritório totalmente na linha Industrial, com pequenos espaços em Industrial Chic – Cenário do Filme “Um Senhor estagiário”.

 

Loft da personagem de Julia Roberts em “Closer”. Note o ambiente integrado, com tijolos à vista e móveis reaproveitados.

leia também: Um cantinho da leitura para chamar de seu

Atualmente, esse estilo está super em alta, altamente valorizado! O estilo industrial passou a influenciar reformas e novas construções, sem ligação nenhuma com a ocupação de antigas fábricas, e é muito adotado nos apartamentos duplex e nos studios – imóveis com pouca metragem e ambientes integrados, localizados nos centros urbanos.

Dialoga muito bem com elementos vintage, antigos e icônicos, e com elementos contemporâneos, com linhas retas.

Características deste estilo de decoração:

  • Instalações elétricas e vigas aparentes;
  • Paredes com tijolos, revestimentos rústicos, pisos de cimento/concreto;
  • Cores cinza e preto;
  • Luminárias do tipo usado em indústrias, Iluminação exposta – com fiação aparente;
  • Madeira desgastada, metais e tijolos sem acabamento;
  • Funcionalidade, simplicidade.
  • Vintage;
  • Linhas retas;
  • Faça-você-mesmo.

 

O faça-você-mesmo faz parte totalmente para um estilo ainda mais original e único. Com móveis e objetos reciclados – pallets, tubulações, etc. – trazem um certo ar nostálgico, com peças antigas em outras funções ou renovadas (arquivos antigos ao invés de armários, por exemplo).

 

Hoje o estilo está em qualquer tipo de moradia, seja loft ou não.  E para quem gosta da rusticidade, mas também adora um luxo, há a opção do Industrial Chicque acrescenta glamour, peças de design, revestimentos com aparência bruta, porém com valor mais alto, além de mais conforto e sofisticação.

 

Confira: Como montar uma lavanderia em um pequeno ambiente

E aí, esse estilo vai ficar entre os seus preferidos?! A Dalmóbile super aposta nesse estilo, se liga nas novidades Dalmóbile!

Acompanhe a gente nas redes sociais! 🙂

2019-03-11T17:00:08+00:00