Cultivar plantas dentro de casa, além de trazer um aconchego natural para o ambiente, é ótimo para a saúde e o bem-estar dos moradores. Isso porque, muito além do efeito decorativo, flores e folhas podem ajudam a relaxar, são umidificadores naturais, minimizam alergias, ajudam na renovação do ar e retém a poluição, eliminando toxinas presentes no ar, só para citar alguns dos benefícios. Além disso, plantas medicinais formam uma verdadeira farmácia em casa, pois podem ser curingas para criar chás e remédios caseiros.

E se você já se pegou pensando: mas eu moro em uma casa ou apartamento pequeno e não tenho pátio ou varanda... nós dizemos que a falta de espaços externos não pode ser desculpa. Isso porque existem diversas espécies que são ideais para ambientes internos, todas lindas e fáceis de cuidar. 

Confira abaixo cinco espécies que se adaptam perfeitamente aos ambientes indoor, escolha seus vasos e monte sua pequena “floresta urbana” dentro de casa.

Jibóia: resistente e fácil de cuidar, ela é a planta da vez na decoração. Como é uma planta acostumada a viver sob a sombra de outras plantas, ela não precisa de tanta luminosidade para crescer. Pode ser cultivada como uma planta pendente ou então fazer com que se agarre a um apoio para subir como uma trepadeira. Mas fique de olho: ela é tóxica para pets e crianças pequenas.