O impacto da pandemia antecipou tendências que já estão construindo novas formas de viver no lar. O manifesto da casa do futuro é a busca por espaços sustentáveis, funcionais, bem aproveitados e que promovam a saúde e o bem-estar através do design. A Dalmóbile buscou essas tendências e mostra para você quais são os principais movimentos nesse sentido, de “viver”, não apenas “morar”:
1 - ESPAÇOS INTEGRADOS mais versáteis, com divisórias móveis, terraços e jardins de inverno que se misturam com outros ambientes da casa.
2 - BANHEIROS mais amplos, que se transformam em spas e estimulam o autocuidado diário, a paz e o relaxamento.
3 - INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA a favor da higiene, com sistemas que reduzem o toque nos objetos. Reconhecimento facial é um exemplo do que já acontece nesse sentido.
4 - HALL DE ENTRADA ganha força e lugar, com espaço para acomodação de calçados, casacos, bolsas e compras, logo na entrada de casa. Uma característica construtiva comum em outros países, e menos usual no Brasil, até este momento.
5 – ESPAÇOS MULTIFUNCIONAIS ganham força nos empreendimentos, destinados a estudos online para crianças, home-office para adultos e até espaços específicos para recebimento de compras de e-commerce.
6 - MORADIAS AUTOSSUSTENTÁVEIS, com soluções que busquem reduzir o consumo e, se possível, ainda gerem energia.
7 - LOCALIZAÇÃO MAIS AFASTADA dos centros das cidades, proporcionando mais espaço e tranquilidade, com um investimento menor.
8 - COZINHAS BEM EQUIPADAS e elaboradas com materiais de fácil limpeza. Composteiras ganham destaque.
9 - INTEGRAÇÃO COM O EXTERIOR. A casa se abre para uma integração mais livre com o externo, com o natural. Plantas e elementos naturais invadem a decoração, inspirando tranquilidade.
10. A SOCIABILIDADE sai das ruas e invade os lares. A cultura dos encontros em casa ganha ainda mais força e os espaços se moldam para receber convidados.
Fonte: Gazeta do Povo.