Trazendo a poética da terra, este elemento primordial, capaz de promover a vida e transformar a morte em vida novamente, e de onde vem o nosso alimento físico e espiritual, a Galeria Origens Epô é um dos destaques da CASACOR Bahia 2024, que ocorre até 6 de novembro, no icônico Bahia Othon Palace, em Salvador.
Neste ambiente singular e repleto de significado, a arquiteta Nat Coelho buscou entender e refletir sobre o grande contraste social e cultural da Bahia: a terra do axé, da ancestralidade, da cultura negra, da musicalidade. Um universo de beleza onde a tradição e a criatividade permeiam o cotidiano de todos em meio aos contrastes sociais. E, por meio da arte, que é o tema central do espaço, trazer os três pilares reflexivos como formação do EU - a ancestralidade, as relações humanas e a relação com o meio social - refletindo sobre o que aprendemos com o passado e podemos levar para o nosso futuro.
O espetacular projeto da Galeria Origens Epô teve como objetivo valorizar toda a história e legado do próprio Hotel Othon, mantendo todos os elementos da edificação, que foram evidenciados por uma brincadeira de cores, nos arcos pintados em degradê de verde e azul e revestidos com madeiras também em degradê, uma exclusividade que a Dalmóbile, com sua personalização única, conseguiu oferecer com maestria. Outra característica marcante do espaço é a sinergia total entre as curvas da arquitetura do prédio com o movimento e as curvas do mobiliário, como as apresentadas na mesa, que faz uma curva e vira novamente no seu pé, e no design diferenciado e único da estante, que é uma manivela, totalmente desenhada e executada pela engenharia da indústria.
Para complementar o projeto do espaço, a escolha dos artistas “expostos” na Galeria foi essencial. Realizada pela EPÔ (que significa DENDÊ em iorubá), um belo projeto de consultoria de arte criado por Adriana Cravo e Thais Darzé, ela foi extremamente precisa e conseguiu extrair a mensagem que desejava passar da diversidade cultural enfocando as raízes. Dentre as obras apresentadas, destacam-se as dos artistas Mario Vasconselos, Annia Rizia, Allan Silva e Almir Lemos, que trazem a potência da cultura Afro Diaspórica, representada lindamente com seus trabalhos manuais em barro; Iuri Sarmento, que representa o barroco e sua ancestralidade portuguesa com a reinterpretação da porcelana que nos conta histórias; Bruna Gidi, que apresenta a narrativa das relações humanas por intermédio da sua série (EN)CENAS, com reflexões sobre o meio ambiente e contrastes sociais; e Jorge Amaro, com seus bambus coloridos que nos conectam a natureza e ao primitivo.
Segundo a arquiteta, “a potência da nossa cultura está na nossa diversidade cultural e na “sinfonia desta mistura”. Trago a reflexão: para quê guerra cultural e desafetos humanos se a beleza está em sermos locais e globais?”
Arquiteta: Nat Coelho - @natcoelhoarquitetura
Execução: Dalmóbile Salvador - @dalmobile_salvador
Fotos: Gabriela Daltro
CASACOR Bahia 2024
Até 06 de novembro, no Bahia Othon Palace - Av. Oceânica, 2294 - Salvador/BA.