Referência quando falamos de novidades para o mundo do design de móveis, o Salão do Móvel de Milão 2022, um dos mais prestigiados e renomados eventos do setor moveleiro do mundo, reforçou uma tendência que já vinha sendo observada: a escolha pelo conforto, em qualquer ambiente do lar. Ambientes que “abraçam”, trazendo aconchego e bem-estar a moradores e visitantes, estão em alta este ano. Mas como conseguir projetá-los? Com o uso da decoração orgânica! Continue a leitura e descubra tudo sobre este décor.
Inspirada nas formas (e cores) da natureza, a decoração orgânica é aquela em que são utilizados elementos com curvas, formas arredondadas, cores neutras/terrosas e muita textura natural. Neste estilo decorativo, os elementos são dispostos de forma a trazer leveza, fluidez e sensação de continuidade, criando uma perfeita harmonia entre as pessoas, a natureza e o lar. Sofás, puffs, tapetes, mesas de centro e de jantar, bancadas, armários e até divisórias de ambientes podem ser utilizadas para trazer essa sensação aos espaços.
1. Móveis arredondados
Esqueça as linhas retas! Na decoração orgânica, a onda é investir em sofás curvos e inclinados, mesas de centro ovaladas ou redondas e balcões com cantos arredondados, por exemplo. E esqueça a total simetria e perfeição. Formas imperfeitas são super bem-vindas! Com as peças especiais e a Linha Vértigo Dalmóbile, é possível projetar facilmente estas peças, garantindo aconchego, acessibilidade e fluidez aos ambientes.
2. Madeira, sempre!
Uma decoração orgânica deve ter peças em madeira, para promover o contato com a natureza. Balcões, armários, estantes e até cabeceiras ficam perfeitas em madeira, nas mais diversas tonalidades.
3. Cores naturais
As cores também são importantes na decoração orgânica. Opte por cores encontradas na natureza, como o marrom, o bege, o verde musgo, o terracota etc, sempre pensando primeiramente na cor das paredes e piso e após no mobiliário. Tons de azul ou amarelo podem ser utilizados como pontos de luz, destacando algum elemento na decoração.
4. Peças decorativas
Aqui vale abusar de quadros, porta-retratos, vasos, cestos, velas aromáticas, cortinas, almofadas e tapetes. Esqueça os materiais sintéticos e lembre-se de escolher peças com texturas naturais, como corda, cerâmica, palha, madeira, couro, vime, linho, algodão e, até mesmo, a pedra. E opte por peças com linhas sinuosas, que imitem formas puras da natureza, como folhagens, troncos ou plantas.
5. Verde que te quero ver!
As plantas são extremamente benéficas, purificando e umidificando o ar, além de levar sensação de relaxamento, ajudar na concentração e decorar os ambientes. Se o espaço disponível for amplo, você pode usar vasos maiores de chão. Caso contrário, pendentes com samambaias ou pequenos cachepots sobre os móveis são ótimas opções.
6. Luz, muita luz!
Nada mais natural e orgânico que os raios de sol! Deixe a luz natural brilhar e iluminar seus ambientes, com grandes janelas e cortinas leves.
A decoração orgânica veio para ficar! Se você quer incorporar este estilo à sua casa, acesse www.dalmobile.com.br/lojas, encontre a loja mais próxima de você e projete seu espaço neste estilo. Nossos consultores estão prontos para dar idéias e ajudar você a ter uma casa como você quer.