Regionalismo e brasilidade casam perfeitamente com 2022. Incluir peças de arte nos ambientes, como esculturas, pinturas ou objetos culturais, exalta o amor pela natureza e pela tradição e sugere uma volta às origens, uma tendência que vem ganhando força deste o início da pandemia. Se você possui raízes indígenas ou apenas gosta do estilo, já pensou em incorporar objetos neste estilo na decoração de sua casa? Pode ser em apenas uma peça avulsa, decorando um cômodo ou em todos os cantinhos de seu lar. O fato é que a decoração indígena, muito valorizada por outras culturas pela técnica e qualidade que nela é empregada, com formas geométricas perfeitas e cores naturais ou vibrantes, está em alta no universo décor e é uma boa alternativa para quem quer um espaço mais acolhedor. Confira a seguir algumas dicas para incluir este estilo e deixar sua casa como você quer, com um estilo rústico e uma pitadinha legitimamente brasileira.


Use e abuse das cores

As cores fortes e pigmentos intensos fazem parte do cotidiano e dos costumes da maioria das tribos indígenas. Então que tal pesquisar as cores utilizadas por sua tribo favorita, ou tribos, e usá-las na decoração? Pode ser colorindo uma parede, em uma cortina, no estofado, nas roupas de cama etc... elas deixarão seus ambientes com mais personalidade, chamativos e diferenciados. Destaque para os vários tons de marrons, o urucum, o vermelho-telha, o preto e o amarelo açafrão.

Que peças escolher?

Neste estilo de decoração, o “mais” não é pecado. Você pode usar várias peças juntas, sem medo de errar. Mas se você for mais conservador e preferir apenas um toque do estilo, aposte em quadros dos ancestrais, em almofadas bordadas com os temas e cores da tribo escolhida, em peças de madeira, palha ou bambu, em cestos ou jarros, entre outros itens. Lembre-se que o item mais básico e utilitário dentro de uma tribo, pode ganhar novos ares em sua casa e se tornar um elemento decorativo de muito sucesso.

Invista nos grafismos

Em praticamente todas as tribos indígenas, a base decorativa são os grafismos, desenhos abstratos e geométricos com simetria perfeita. Eles estão presentes em cerâmicas, cestos, máscaras para usos em rituais, na pintura corporal e na tecelagem. E são ótimos para decorar. Uma manta ou um tapete com grafismos podem transformar seu ambiente, sem pesar na decoração.

Plumas? Sim!

A arte plumária é muito característica das tribos indígenas, principalmente das brasileiras. Os cocares ficam perfeitos quando emoldurados em quadros, e se destacam no ambiente.

Preencha os espaços

Os móveis em uma decoração indígena são, costumeiramente, grandes e pesados. Aposte em sofás, poltronas e cadeiras com base de madeira e estofados altos e aconchegantes. Mesas e baús são uma boa pedida para preencher cantos e centros dos ambientes de sua casa. Arcos, flechas e instrumentos musicais podem ser posicionados por todo o ambiente atraindo a atenção e a curiosidade de seus visitantes.


Gostou da idéia e pensa em incluir a decoração indígena em seus ambientes? A dalmóbile pode projetar ambientes que casam com este estilo. Acesse www.dalmobile.com.br/lojas, encontre a loja mais próxima de você e projete seus ambientes como você quer.

Notícias que você também pode gostar

Peach Fuzz é a cor de 2024

Com a tonalidade Pantone® busca exprimir o desejo de se nutrir e nutrir os outro

Leia mais

A amizade evidenciada nos detalhes

Cinco dicas para receber seus amigos e curtir a sua casa

Leia mais

Iluminação, o detalhe que faz a diferença!

Saiba como escolher a luz ideal para cada ambiente

Leia mais

Acabamento Canto Curvo Dalmóbile

A curva perfeita como você quer

Leia mais

Dalmóbile Sertão mobilia Padaria Rei Davi

Soluções corporativas Dalmóbile casam com qualquer estabelecimento

Leia mais

Dalmóbile mobilia cinco ambientes da CASACOR Bahia 2023

Mostra vai até dia 24 de setembro de 2023, em Salvador

Leia mais

Dalmóbile mobilia Hotel Dall’Onder Planalto

Inaugurado em abril de 2023, o novo hotel privilegiou tons neutros e atemporais

Leia mais

Novos padrões e cores 2023

Uma novidade que casa como você quer!

Leia mais

Dalmóbile Lavras em novo endereço

Para melhor atender a seus clientes, a loja exclusiva está de casa nova!

Leia mais

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS AS NOVIDADES DA DALMÓBILE

Veja como protegemos seus dados e respeitamos sua privacidade por meio da nossa Política de Privacidade.
Concordo com a Política e dou meu consentimento para recebimento de publicidades institucionais e novidades sobre os produtos da Dalmóbile:

Clique aqui e faça download do nosso Manual de uso e do Certificado de Garantia.