A iluminação é um elemento fundamental na composição e decoração de qualquer ambiente. Ela pode ajudar a criar uma atmosfera tranquila ou estimulante, valorizar os móveis e objetos decorativos, e, até mesmo, aumentar ou diminuir a sensação de espaço. Por ela estar diretamente ligada às sensações de conforto e aconchego que o ambiente vai proporcionar, planejar corretamente o sistema de iluminação de cada espaço é uma tarefa muito importante, que deve levar em conta alguns fatores, como o tamanho do ambiente (grande ou compacto), o uso deste ambiente (trabalho, lazer ou descanso) e o estilo da decoração, por exemplo.
De modo geral, existem dois tipos principais de iluminação: a geral e a decorativa. A iluminação geral é a principal do ambiente, que deve ser suficiente para as tarefas cotidianas, como leitura, higiene e preparo de refeições. Já a decorativa é a iluminação que é usada para criar efeitos especiais, como destacar um objeto ou criar uma atmosfera diferenciada. Em ambas as iluminações, também deve-se levar em consideração a temperatura de cor, sendo que luzes mais frias (mais azuladas) são mais estimulantes e melhoram a visibilidade, enquanto as quentes (mais amareladas) são mais confortáveis e relaxantes. E, claro, a luz natural, proveniente de janelas, é sempre a melhor opção em qualquer ambiente, independente de qual for.
A seguir, vamos listar algumas dicas para escolher a luz ideal para cada ambiente:
Sala de estar:
A sala de estar é um ambiente de convivência, por isso a iluminação deve ser confortável e aconchegante. Uma boa opção é usar uma combinação de iluminação geral e decorativa, em um tom mais quente. Luzes dimerizáveis, que permitem que você ajuste a intensidade da luz, criando diferentes atmosferas no ambiente, são uma boa opção.
Cozinha:
Por ser um ambiente de trabalho, a cozinha precisa de uma iluminação clara e uniforme. Uma boa opção é usar luminárias embutidas ou pendentes, em tons mais frios.
Quarto:
O quarto é um ambiente de descanso, por isso a iluminação deve ser suave e indireta. Uma boa opção é usar luminárias de parede ou de piso. Abajures também são excelentes para criar uma atmosfera de tranquilidade. E incluir spots nos cantos do cômodo, de preferência não tão próximos à cabeceira da cama, também é uma boa solução.
Banheiro:
Devido às atividades cotidianas, como se barbear, escovar os dentes e toda a higiene pessoal, o banheiro pede uma iluminação clara e funcional. Luzes frias em luminárias embutidas são perfeitas para este espaço. Por ser, geralmente, um ambiente pequeno, uma iluminação mais intensa faz ele parecer maior.
Ambiente corporativo:
Uma iluminação clara e uniforme, em tons frios, é ideal para o trabalho, pois estimula a atenção e a agilidade, aumentando a produtividade.
Além de planejar um mobiliário que casa com suas necessidades, a Dalmóbile oferece a possibilidade de agregar luzes indiretas em diferentes locais de seus móveis, complementando a iluminação do ambiente. Ideal para armários e estantes, a iluminação embutida valoriza e destaca um ponto específico do espaço, funcionando como auxiliar das outras luzes principais. Ela pode ser posicionada dentro de qualquer móvel, inclusa em vãos de painéis ripados e muito mais, trazendo funcionalidade e praticidade para qualquer espaço e propiciando ambientes clean, aconchegantes e com um ar de sofisticação, além de proporcionar um lindo efeito decorativo. Disponível nas opções branco quente (ideal para relaxamento) e branco frio (ótima para visibilidade), ambas em LED, ela não aquece o móvel nem o ambiente, e o acionamento pode ser por sensor ou interruptor.
Acesse www.dalmobile.com.br/lojas, localize a loja mais próxima de você e faça já o seu projeto, para uma casa como você sempre sonhou.