A iluminação é um elemento fundamental na composição e decoração de qualquer ambiente. Ela pode ajudar a criar uma atmosfera tranquila ou estimulante, valorizar os móveis e objetos decorativos, e, até mesmo, aumentar ou diminuir a sensação de espaço. Por ela estar diretamente ligada às sensações de conforto e aconchego que o ambiente vai proporcionar, planejar corretamente o sistema de iluminação de cada espaço é uma tarefa muito importante, que deve levar em conta alguns fatores, como o tamanho do ambiente (grande ou compacto), o uso deste ambiente (trabalho, lazer ou descanso) e o estilo da decoração, por exemplo.

De modo geral, existem dois tipos principais de iluminação: a geral e a decorativa. A iluminação geral é a principal do ambiente, que deve ser suficiente para as tarefas cotidianas, como leitura, higiene e preparo de refeições. Já a decorativa é a iluminação que é usada para criar efeitos especiais, como destacar um objeto ou criar uma atmosfera diferenciada. Em ambas as iluminações, também deve-se levar em consideração a temperatura de cor, sendo que luzes mais frias (mais azuladas) são mais estimulantes e melhoram a visibilidade, enquanto as quentes (mais amareladas) são mais confortáveis e relaxantes. E, claro, a luz natural, proveniente de janelas, é sempre a melhor opção em qualquer ambiente, independente de qual for. 

A seguir, vamos listar algumas dicas para escolher a luz ideal para cada ambiente:

Sala de estar:

A sala de estar é um ambiente de convivência, por isso a iluminação deve ser confortável e aconchegante. Uma boa opção é usar uma combinação de iluminação geral e decorativa, em um tom mais quente. Luzes dimerizáveis, que permitem que você ajuste a intensidade da luz, criando diferentes atmosferas no ambiente, são uma boa opção.

Cozinha:

Por ser um ambiente de trabalho, a cozinha precisa de uma iluminação clara e uniforme. Uma boa opção é usar luminárias embutidas ou pendentes, em tons mais frios.

Quarto:

O quarto é um ambiente de descanso, por isso a iluminação deve ser suave e indireta. Uma boa opção é usar luminárias de parede ou de piso. Abajures também são excelentes para criar uma atmosfera de tranquilidade. E incluir spots nos cantos do cômodo, de preferência não tão próximos à cabeceira da cama, também é uma boa solução.

Banheiro:

Devido às atividades cotidianas, como se barbear, escovar os dentes e toda a higiene pessoal, o banheiro pede uma iluminação clara e funcional. Luzes frias em luminárias embutidas são perfeitas para este espaço. Por ser, geralmente, um ambiente pequeno, uma iluminação mais intensa faz ele parecer maior.

Ambiente corporativo:

Uma iluminação clara e uniforme, em tons frios, é ideal para o trabalho, pois estimula a atenção e a agilidade, aumentando a produtividade.

Além de planejar um mobiliário que casa com suas necessidades, a Dalmóbile oferece a possibilidade de agregar luzes indiretas em diferentes locais de seus móveis, complementando a iluminação do ambiente. Ideal para armários e estantes, a iluminação embutida valoriza e destaca um ponto específico do espaço, funcionando como auxiliar das outras luzes principais. Ela pode ser posicionada dentro de qualquer móvel, inclusa em vãos de painéis ripados e muito mais, trazendo funcionalidade e praticidade para qualquer espaço e propiciando ambientes clean, aconchegantes e com um ar de sofisticação, além de proporcionar um lindo efeito decorativo. Disponível nas opções branco quente (ideal para relaxamento) e branco frio (ótima para visibilidade), ambas em LED, ela não aquece o móvel nem o ambiente, e o acionamento pode ser por sensor ou interruptor.

Acesse www.dalmobile.com.br/lojas, localize a loja mais próxima de você e faça já o seu projeto, para uma casa como você sempre sonhou.

Notícias que você também pode gostar

Novas cores de lacas, vidros e alumínios Dalmóbile

Sete novas cores agora fazem parte da cartela Dalmóbile

Leia mais

Peach Fuzz é a cor de 2024

Com a tonalidade Pantone® busca exprimir o desejo de se nutrir e nutrir os outro

Leia mais

A amizade evidenciada nos detalhes

Cinco dicas para receber seus amigos e curtir a sua casa

Leia mais

Acabamento Canto Curvo Dalmóbile

A curva perfeita como você quer

Leia mais

Dalmóbile Sertão mobilia Padaria Rei Davi

Soluções corporativas Dalmóbile casam com qualquer estabelecimento

Leia mais

Dalmóbile mobilia cinco ambientes da CASACOR Bahia 2023

Mostra vai até dia 24 de setembro de 2023, em Salvador

Leia mais

Dalmóbile mobilia Hotel Dall’Onder Planalto

Inaugurado em abril de 2023, o novo hotel privilegiou tons neutros e atemporais

Leia mais

Novos padrões e cores 2023

Uma novidade que casa como você quer!

Leia mais

Dalmóbile Lavras em novo endereço

Para melhor atender a seus clientes, a loja exclusiva está de casa nova!

Leia mais

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS AS NOVIDADES DA DALMÓBILE

Veja como protegemos seus dados e respeitamos sua privacidade por meio da nossa Política de Privacidade.
Concordo com a Política e dou meu consentimento para recebimento de publicidades institucionais e novidades sobre os produtos da Dalmóbile:

Clique aqui e faça download do nosso Manual de uso e do Certificado de Garantia.