Não é de hoje que o conforto é um desejo sempre presente na realização de projetos arquitetônicos. E em nosso tempo atual, pós-pandemia, a casa voltou a ganhar um olhar especial, simbolizando um lugar de segurança, aconchego e revelando muito da personalidade de cada um. Neste contexto, é crescente a opção pelo estilo Comfy, em que os espaços são harmonizados para traduzir o jeito único que cada um tem de se sentir à vontade, inspirando calma e favorecendo o repouso e renovação física e mental em tempos tão complicados.
Sem regras precisas, o estilo Comfy, cujo nome vem do inglês "comfortable", que significa "conforto'', sugere a união de móveis e elementos decorativos escolhidos com o objetivo de deixar os ambientes harmoniosos e acolhedores. Este estilo também considera essenciais as entradas de luz e a ventilação natural nos cômodos, pois estas, naturalmente, também proporcionam bem-estar e relaxamento.
Confira abaixo algumas ficas de como compor um espaço no estilo Comfy:
1. Cores e texturas
Tons neutros claros, como o branco, o bege e o cinza claro, inspiram equilíbrio e tranquilidade, por isso fazem parte da cartela Comfy. A sofisticação aparece nas estampas, geralmente em padrões geométricos, e nas texturas, que estimulam o contato e criam conexões entre os usuários e os espaços. Pelúcia, fibras naturais, couro e madeira natural são itens-chave dessa tendência, além de tecidos trabalhados, como o jacquards e o bouclé, cujo uso foi destaque no Salão do Móvel de Milão deste ano.
2. Elementos
Neste estilo decorativo, todos os elementos devem transparecer conforto e, principalmente, maciez. Usar cestos de vime, mantinhas, cobertores, almofadas e tapetes com texturas agradáveis ao toque, como tecidos felpudos e tricô, é parte essencial neste estilo. E nada de deixar tudo mimiletricamente organizado! Dispor os elementos de forma “bagunçada”, inclusive em diferentes tamanhos, cria uma atmosfera informal que aproxima o usuário do ambiente, favorecendo o uso e o relaxamento.
3. Mobiliário
O aspecto confortável precisa estar presente também no mobiliário. Para isso, opte por camas com cabeceiras estofadas em tecido e, se possível, bordas arredondadas. Nos sofás, a dica são os modelos modulares, se possível sem braços e com assentos maiores e estofamentos generosos, que convidam a deitar e relaxar. Os puffs também são excelentes aliados deste estilo, principalmente quando são mais arredondados e revestidos de tricô, couro e fibras naturais. Poltronas podem ser usadas para criar “cantinhos de relaxamento” nos ambientes, assim como balanços, lindos e superatuais. E não esqueça de harmonizar os armários e balcões... utilizando texturas naturais e cores neutras, a madeira casa perfeitamente com o estilo Comfy.
4. Iluminação
A iluminação é fator importante nesta estética. Já que a atmosfera desejada é de aconchego e privacidade, abuse da iluminação natural. E ao usar iluminação artificial, opte por lâmpadas quentes, que induzem ao descanso, além de focar em áreas específicas, compondo luminárias em alturas e temperaturas distintas. Abuse de cortinas leves e fluídas, abajures, arandelas, velas, pendentes e luminárias de chão.
5. Vegetação
Conforto casa com natureza! Por isso, traga seu jardim particular para dentro de casa, seja através de canteiros, jardins verticais ou mesmo vasos. As plantas ajudam a reduzir o stress e ansiedade e melhoram até mesmo a qualidade do ar.
6. Aromas e sons
Aromas e sons são bastante particulares, por isso a dica é escolher aqueles que combinam com o seu estilo. De maneira geral, sons da natureza, como a barulho da água e de pássaros, são relaxantes, assim como o perfume da baunilha e lavanda.
Se identificou com o estilo Comfy? Então acesse www.dalmobile.com.br/lojas, encontre a loja mais próxima de você e projete seu espaço neste estilo. Nossos consultores estão aptos a ajudar você a compor um ambiente perfeito, como você quer.